AUMENTAR / DIMINUIR A FONTE
Para aumentar ou diminuir a fonte no nosso site, utilize os atalhos Ctrl+ (para aumentar)
e Ctrl- (para diminuir) no PC ou Cmd+ (para aumentar) e Cmd- (para diminuir) no MAC.

11 de outubro - Dia da pessoa com deficiência física

Post por:
Inkludo
Data:
10/10/2018

O Censo de 2010 aponta que, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas possuem deficiência física, ou seja, a chance de você encontrar com alguém desse grupo no seu dia a dia, no trabalho, na escola, na rua, etc.. é grande. E quando isso acontece, como devemos agir? Muitos de nós, por não saber como lidar ou por medo de fazer algo errado fechamos os olhos e fingimos que não vemos aquela pessoa.

Abaixo damos algumas dicas que podem diminuir esse receio e dar a você a chance de fazer a sua parte para que o mundo seja um lugar melhor, as pessoas mais evoluídas e as relações sociais um pouco mais humanas:

¨    Sempre que quiser ajudar, pergunte qual é a melhor maneira de proceder. Não se ofenda se a oferta for recusada, pois nem sempre ela é necessária.

¨    Esteja atento para a existência de barreiras arquitetônicas quando for escolher local que queira visitar com uma pessoa com deficiência física.

¨    Nunca movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão e perguntar como deve proceder.

¨    Quando estiver empurrando uma cadeira de rodas com uma pessoa sentada e quiser parar para conversar com alguém, lembre-se de virar a cadeira de frente, para que a pessoa também participe da conversa. Caso a conversa demore mais do que alguns minutos, sente-se para que fiquem no mesmo nível.

¨    Para subir degraus, incline a cadeira para trás, levante as rodinhas da frente e as apoie sobre o degrau.

¨    Para descer degraus, é mais seguro fazê-lo de marcha a ré, sempre apoiando a cadeira, para que a descida seja sem solavancos.

¨    Quando apontar algo para uma pessoa em cadeira de rodas, lembre-se que uma pessoa sentada tem um ângulo de visão diferente. Se quiser mostrar-lhe qualquer coisa, abaixe-se e aponte.

¨    A cadeira de rodas, bengalas e muletas são parte do espaço corporal da pessoa. Não se apoie na cadeira de rodas. Isso pode causar incômodo à pessoa com deficiência.

¨    Deixe as muletas sempre ao alcance das mãos da pessoa com deficiência.

¨    Use palavras como “correr” e “andar” naturalmente. As pessoas com deficiência física também utilizam estes termos.

¨    Pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldades para andar, podem fazer movimentos involuntários com pernas e braços e expressões estranhas com o rosto. Não se intimide com isso, pois elas simplesmente não conseguem controlar seus movimentos. Seja receptivo, pois muitas vezes estas pessoas são tímidas e reservadas por compreenderem que suas limitações causam constrangimentos.

¨    Se a pessoa tiver dificuldade na fala e você não compreender imediatamente o que ela está dizendo, peça para que repita. Pessoas com dificuldades desse tipo não se incomodam de repetir quantas vezes seja necessário para que se façam entender.

Não tenha medo. Faça a sua parte! Supere o preconceito, pratique a empatia e o respeito ao próximo independentemente de qualquer fator.

Quer aprender mais? Veja alguns filmes que tratam o tema da deficiência física no dia a dia das pessoas

¨    O que te faz mais forte

¨    A teoria de tudo

¨    Como eu era antes de voce

¨    Feliz ano velho

¨    O escafandro e a borboleta

¨    Os intocáveis

¨    Extraordinário

Compartilhe esse post, chame seus amigos para assistir um desses filmes (ou todos !?!?!), discutam sobre o tema. O primeiro passo para uma sociedade inclusiva é a informação e a interação.

 

Fontes :

InstitutoParadigma

Secretariada Pessoa com Deficiência – Prefeitura de São Paulo

PortalAcesse

Censo2010

 

 

Outros posts

Voltar para blogs